terça-feira, 3 de junho de 2014

CALENDÁRIOS E AGENDA DE ATIVIDADES

Recursos de baixa tecnologia a favor do desenvolvimento de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista.

O Transtorno Global do Desenvolvimento passou a chamar-se de Transtorno do Espectro Autista a partir da DMS-5, inserido na categoria de Transtorno de Neurodensenvolvimento.
O Transtorno do Espectro Autista é uma desordem neurológica ou mesmo um distúrbio do desenvolvimento neurológico ainda com difícil diagnóstico.
Segundo Bez (2014, p.1 ): “Esse transtorno tem dois domínios: sociais/ comunicação déficits e interesses fixados e comportamentos repetitivos.”
De acordo com a DSM-5 existem critérios para classificar o Transtorno do Espectro Autista, dentre eles: os Déficits Persistentes na Comunicação Social e na Interação Social. Como sabemos, o desenvolvimento humano acontece por meio da comunicação e esta ocorre com a interação entre as pessoas, mas no caso do transtorno do espectro autista, devido a um déficit na comunicação ocorrem falhas na sua interação com os demais.
Como bem explica  Vygotsky ( apud BEZ e PASSERINO, 2009, p. 2):

No desenvolvimento humano, a linguagem tem um papel de essencial, pois, se constitui um elemento crítico tanto para a aquisição de sistemas simbólicos, como a escrita, leitura e a matemática, quanto para desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal e o pensamento.

De acordo com o pensamento de Passerino (apud BEZ 2014, p. ): “ as atividades humanas são interações organizadas entre pessoas e objetos... Nessa perspectiva, as tecnologias são signos que auxiliam na estruturação e na organização da ação humana.”
Dyrbjerg e Vedel (2007) destacam que:

Apoios visuais são meios altamente eficazes para aprimorar a comunicação e a independência de pessoas com autismo, pois estes indivíduos freqüentemente têm dificuldades básicas de compreender adequadamente a língua falada e sinais sociais como postura corporal, gestos e contato visual.

O educador deve ter em mente que um ambiente bem sinalizado estará favorecendo além da comunicação, o conhecimento sobre a rotina do dia e o incentivo a aquisição da leitura. Para que seja possível o desenvolvimento da comunicação e interação, nesses casos é necessário o apoio de uma Comunicação Aumentativa Alternativa- CAA. Existem recursos de alta e de baixa tecnologia que podem auxiliar nessas horas o professor na sala de aula, mas como muitas vezes o custo de recursos de alta tecnologia pode ser elevado, tem-se como alternativa recursos de baixa tecnologia que podem ser confeccionados pelo próprio professor e que serão úteis na ampliação das formas de comunicação e consequentemente no processo de desenvolvimento do seu aluno.
E uma boa dica de CCA é o uso de calendários e de agendas de atividades.
Existem vários tipos de calendários:

* Calendário de antecipação – permite à criança antecipar os eventos ou as atividades que vão acontecer a seguir.
 * Calendário diário – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo do dia.

* Calendário semanal – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo da semana.

* Calendário mensal – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo do mês.

* Agenda – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo de um conjunto de meses, período ou semestre.
(FONTE:http://diariomaedeumautista.blogspot.com.br/)

Fonte: http://www.assistiva.com.br/
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Público Alvo: Alunos em todas as idades e estágios de desenvolvimento, para adolescentes e adultos, o apoio oferecido pelos sistemas visuais tem um grande e forte impacto.

Local de utilização: sala de AEE e sala de aula regular, biblioteca, laboratório etc.

Descrição da atividade:
·         O calendário será confeccionado em feltro, onde terá símbolos de comunicação representativos do mês, do dia da semana, da estação do ano, sensação térmica no dia, que são fixados com velcro e serão atualizados todos os dias fazendo a exploração das características do clima e do tempo local e de todos as partes que compõe o calendário acima citado, dando ênfase é claro aos símbolos de comunicação.
·         Agenda de atividades: Uma agenda em formato vertical mostrando uma sequência de símbolos para as atividades que serão realizadas naquele dia representando as atividades que serão desenvolvidas pela turma em sua programação, podendo ser listadas  cerca de cinco atividades representadas por símbolos como: acolhida, rodinha de leitura, lanche, atividade escrita e atividade no pátio. É importante e necessário que seja sempre enfatizada a atividade que será feita naquele momento chamando atenção para o símbolo que a mesma representa, concluindo assim numa significação daquele símbolo para o aluno.

 Intervenção do professor:
-utilizar o calendário para fazer perguntas, comentários, pedidos e para estimular a observação do tempo, por exemplo, no local e ainda explorar datas comemorativas, aniversário de alguém da turma etc.
-conversar com a criança acerca das atividades organizadas sequencialmente;
-explicar que as atividades se realizam umas a seguir às outras;
-aumentar gradualmente a quantidade de atividades expostas na agenda;
-criar oportunidades, sempre que possível, para que a criança selecione o objeto que deverá representar a atividade;
-utilizara agenda para explicar a razão de determinada atividade não se realizar;
-adicionar informação em relação à atividade (por exemplo: local, com quem...);
-usar a agenda para despertar a curiosidade da criança, introduzindo novos tópicos para simbolizar atividades;
( Fonte: http://diariomaedeumautista.blogspot.com.br/)

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

BEZ, M. R. ; PASSERINO, L. M. Applying Alternative and Augmentative Communication to an inclusive group . In: WCCE 2009 - Education and Technology for a Better World Monday, 2009, Bento Gonçalves-RS. WCCE 2009 Proceedings - Education and Technology for a Better World Monday. Germany: IFIP WCCE, 2009. v. 1. p. 164-174. Traduzido. Aplicando a Comunicação Aumentativa e Alternativa numa turma inclusiva
.
DYRBJERG           , Pernille e VEDEL, Maria . A EDUCAÇÃO DO DIA A DIA-Suportes visuais para crianças com autismo, 2007. Traduzido e adaptação de Maria Elisa Granchi Fonseca, 2009.

Transtorno do Espectro Autista – Maria Rosangela Bez. In : Sistema de comunicação alternativa para processos de inclusão em autismo : uma proposta integrada de desenvolvimento em contextos para aplicações móveis e web. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – UFRGS – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Porto Alegre, 2014.

Fontes:




                                                                                                                                               

9 comentários:

  1. Giovana, adorei as sugestões de calendários e agenda para trabalharmos com os alunos com TEA. Eu acredito muito na eficiência destes materias,como recursos pedagógicos para facilitar a inclusão.PARABÉNS!

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  2. Giovana, os calendários são excelentes recursos para se trabalhar com rotinas diárias e posteriormente a inserção de outras atividades. Parabéns pela sugestão!

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  3. Ótima sugestão bem sequenciada e clara que nos ajuda com o a aplixabilidade do material, parabéns.

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  4. Parabéns,Giovana os calendário são um importante recurso para organização do tempo das atividades desenvolvidas na escola. É algo simples ,mas que reflete positivamente para o aluno com TEA.

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  5. As ferramentas de tecnologias são fundamentais para o processo de desenvolvimento intelectual ou como forma de interação para as crianças.

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  6. Giovana, adorei o seu blog sobre os calendários, é excelente para trabalhar com as crianças com TEA ,na maioria das salas de AEE poucas professoras utiliza matérias de alta tecnologia, com está sugestão fica mais fácil de utilizar uma material de baixa tecnologia para o desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com autismo.

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  7. Não poderia deixar de passar por aqui, Giovana!
    Seu blog está recheado de sugestões claras e objetivas.

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