CALENDÁRIOS E AGENDA DE ATIVIDADES
Recursos de baixa tecnologia a favor do desenvolvimento
de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista.
O Transtorno
Global do Desenvolvimento passou a chamar-se de Transtorno do Espectro Autista
a partir da DMS-5, inserido na categoria de Transtorno de
Neurodensenvolvimento.
O Transtorno do Espectro Autista é uma
desordem neurológica ou mesmo um distúrbio do desenvolvimento neurológico ainda
com difícil diagnóstico.
Segundo Bez
(2014, p.1 ): “Esse transtorno tem dois domínios: sociais/ comunicação déficits
e interesses fixados e comportamentos repetitivos.”
De acordo com a DSM-5 existem critérios para
classificar o Transtorno do Espectro Autista, dentre eles: os Déficits Persistentes na Comunicação Social
e na Interação Social. Como sabemos, o desenvolvimento humano acontece por
meio da comunicação e esta ocorre com a interação entre as pessoas, mas no caso
do transtorno do espectro autista, devido a um déficit na comunicação ocorrem
falhas na sua interação com os demais.
Como bem explica Vygotsky ( apud BEZ e PASSERINO, 2009, p. 2):
No desenvolvimento
humano, a linguagem tem um papel de essencial, pois, se constitui um elemento
crítico tanto para a aquisição de sistemas simbólicos, como a escrita, leitura
e a matemática, quanto para desenvolver habilidades de relacionamento
interpessoal e o pensamento.
De acordo
com o pensamento de Passerino (apud BEZ 2014, p. ): “ as atividades humanas são
interações organizadas entre pessoas e objetos... Nessa perspectiva, as
tecnologias são signos que auxiliam na estruturação e na organização da ação
humana.”
Dyrbjerg e
Vedel (2007) destacam que:
Apoios visuais são meios altamente eficazes para aprimorar a comunicação
e a independência de pessoas com autismo, pois estes indivíduos freqüentemente
têm dificuldades básicas de compreender adequadamente a língua falada e sinais
sociais como postura corporal, gestos e contato visual.
O educador deve ter em
mente que um ambiente bem sinalizado estará favorecendo além da comunicação, o conhecimento sobre a rotina do dia e
o incentivo a aquisição da leitura. Para que seja possível o
desenvolvimento da comunicação e interação, nesses casos é necessário o apoio
de uma Comunicação Aumentativa Alternativa- CAA. Existem recursos de alta e de
baixa tecnologia que podem auxiliar nessas horas o professor na sala de aula,
mas como muitas vezes o custo de recursos de alta tecnologia pode ser elevado, tem-se
como alternativa recursos de baixa tecnologia que podem ser confeccionados pelo
próprio professor e que serão úteis na ampliação das formas de comunicação e
consequentemente no processo de desenvolvimento do seu aluno.
E uma boa dica de CCA é o uso de calendários e de agendas
de atividades.
Existem vários tipos de calendários:
* Calendário de antecipação – permite à criança antecipar os eventos ou as atividades que vão acontecer a seguir.
* Calendário
diário – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo
do dia.
* Calendário semanal – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo da semana.
* Calendário mensal – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo do mês.
* Agenda – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo de um conjunto de meses, período ou semestre.
(FONTE:http://diariomaedeumautista.blogspot.com.br/)
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Fonte: http://www.assistiva.com.br/ |
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Adicionar legendhttp://www.assistiva.com.br/a |
Público Alvo: Alunos em todas as idades e estágios de
desenvolvimento, para adolescentes e adultos, o apoio oferecido pelos sistemas
visuais tem um grande e forte impacto.
Local de utilização: sala de AEE e sala de aula regular, biblioteca, laboratório etc.
Descrição da atividade:
·
O calendário será
confeccionado em feltro, onde terá símbolos de comunicação representativos do
mês, do dia da semana, da estação do ano, sensação térmica no dia, que são
fixados com velcro e serão atualizados todos os dias fazendo a exploração das
características do clima e do tempo local e de todos as partes que compõe o
calendário acima citado, dando ênfase é claro aos símbolos de comunicação.
·
Agenda de atividades:
Uma agenda em
formato vertical mostrando uma sequência de símbolos para as atividades que
serão realizadas naquele dia representando as
atividades que serão desenvolvidas pela turma em sua programação, podendo ser
listadas cerca de cinco atividades representadas
por símbolos como: acolhida, rodinha de leitura, lanche, atividade escrita e
atividade no pátio. É importante e necessário que seja sempre enfatizada a atividade que será feita naquele momento chamando atenção para o símbolo que a mesma representa,
concluindo assim numa significação daquele símbolo para o aluno.
Intervenção do professor:
-utilizar o calendário para fazer
perguntas, comentários, pedidos e para estimular a observação do tempo, por
exemplo, no local e ainda explorar datas comemorativas, aniversário de alguém
da turma etc.
-conversar com a criança acerca das atividades
organizadas sequencialmente;
-explicar que as atividades se realizam umas a seguir às outras;
-aumentar gradualmente a quantidade de atividades expostas na agenda;
-criar oportunidades, sempre que possível, para que a criança selecione o objeto que deverá representar a atividade;
-utilizara agenda para explicar a razão de determinada atividade não se realizar;
-adicionar informação em relação à atividade (por exemplo: local, com quem...);
-usar a agenda para despertar a curiosidade da criança, introduzindo novos tópicos para simbolizar atividades;
-explicar que as atividades se realizam umas a seguir às outras;
-aumentar gradualmente a quantidade de atividades expostas na agenda;
-criar oportunidades, sempre que possível, para que a criança selecione o objeto que deverá representar a atividade;
-utilizara agenda para explicar a razão de determinada atividade não se realizar;
-adicionar informação em relação à atividade (por exemplo: local, com quem...);
-usar a agenda para despertar a curiosidade da criança, introduzindo novos tópicos para simbolizar atividades;
( Fonte: http://diariomaedeumautista.blogspot.com.br/)
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BEZ,
M. R. ; PASSERINO, L. M. Applying Alternative and Augmentative Communication to
an inclusive group . In: WCCE 2009 - Education and Technology for a Better
World Monday, 2009, Bento Gonçalves-RS. WCCE 2009 Proceedings - Education and
Technology for a Better World Monday. Germany: IFIP WCCE, 2009. v. 1. p.
164-174. Traduzido. Aplicando a Comunicação Aumentativa e Alternativa numa
turma inclusiva
.
DYRBJERG , Pernille e VEDEL, Maria . A EDUCAÇÃO DO DIA A DIA-Suportes visuais para crianças com
autismo, 2007. Traduzido e adaptação de Maria Elisa Granchi Fonseca, 2009.
Transtorno do Espectro Autista
– Maria Rosangela Bez. In : Sistema de comunicação alternativa para processos
de inclusão em autismo : uma proposta integrada de desenvolvimento em contextos
para aplicações móveis e web. Tese (Doutorado em Informática na Educação) –
UFRGS – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Porto Alegre,
2014.
Fontes:
Giovana, adorei as sugestões de calendários e agenda para trabalharmos com os alunos com TEA. Eu acredito muito na eficiência destes materias,como recursos pedagógicos para facilitar a inclusão.PARABÉNS!
ResponderExcluirGiovana, os calendários são excelentes recursos para se trabalhar com rotinas diárias e posteriormente a inserção de outras atividades. Parabéns pela sugestão!
ResponderExcluirÓtima sugestão bem sequenciada e clara que nos ajuda com o a aplixabilidade do material, parabéns.
ResponderExcluirParabéns,Giovana os calendário são um importante recurso para organização do tempo das atividades desenvolvidas na escola. É algo simples ,mas que reflete positivamente para o aluno com TEA.
ResponderExcluirAs ferramentas de tecnologias são fundamentais para o processo de desenvolvimento intelectual ou como forma de interação para as crianças.
ResponderExcluirGiovana, adorei o seu blog sobre os calendários, é excelente para trabalhar com as crianças com TEA ,na maioria das salas de AEE poucas professoras utiliza matérias de alta tecnologia, com está sugestão fica mais fácil de utilizar uma material de baixa tecnologia para o desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com autismo.
ResponderExcluirNão poderia deixar de passar por aqui, Giovana!
ResponderExcluirSeu blog está recheado de sugestões claras e objetivas.
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