quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Atividade que pode favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com Deficiência Intelectual


CAIXA TÁTIL


Como todos sabemos o Brincar é algo que faz parte (ou pelo menos deveria fazer parte) da vida de uma criança. É através da brincadeira que a criança se apropria de experiências, de conceitos e por que não dizer de conhecimento? Tudo isso de maneira lúdica e prazerosa.
Como retratou bem Vygotsky (1998 apud MAFRA, 2008):

É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. No brinquedo, o pensamento está separado dos objetos e a ação surge das idéias e não das coisas: um pedaço de madeira torna-se um boneco e um cabo de vassoura torna-se um cavalo. O brinquedo é um fator muito importante nas transformações internas do desenvolvimento da criança.

Uma atividade bastante interessante e que instiga muito a curiosidade das crianças é a CAIXA LÚDICA. Instrumento que pode ser utilizado para introduzir algum conteúdo que venha ser abordado em sala de aula.
Quando focamos na aprendizagem do aluno com deficiência Intelectual (DI) sabemos que suas etapas de desenvolvimento seguem a mesma ordem das outras pessoas, porém num ritmo mais lento. E para promover uma aprendizagem de forma mais significativa para o aluno com DI, nós professores de AEE (e o professor da sala de aula comum também) devemos nos preocupar em propor atividades que façam sentido para a criança devido à fragilidade observada nos seus mecanismos de aprendizagem. (POULIN, FIGUEIREDO, GOMES, 2013).
De acordo com Gomes, Poulin, Figueiredo (2010 apud POULIN, FIGUEIREDO, GOMES, 2013) o atendimento do AEE ao aluno com DI deve ser baseado em orientações que oportunizem a ele a exploração e descrição do material que irá ser utilizado, sugerindo atividades que explorem os sentidos da audição, visão, tato, olfato e gustação. E a Caixa Lúdica é um instrumento que o professor utiliza e que proporciona a exploração dos sentidos e também aguça a curiosidade das crianças com o objetivo de fazê-la aprender sendo que esse aprendizado será significativo e prazeroso. A atividade objetiva além de tudo proporcionar ao aluno a oportunidade de vivenciar o tato com objetos presentes em seu cotidiano.


Ø  OBJETIVOS DA ATIVIDADE:

- Estimular a manipulação e a percepção tátil;
- Reconhecer as diferentes sensações e percepções relacionadas ao tato,
- Aguçar a curiosidade e a criatividade.

Ø  DESCRIÇÃO DO RECURSO:

É uma caixa ( pode ser caixa de sapato) com orifício central, onde o professor colocará dentro recursos variados e escolhidos antecipadamente, de acordo com a temática a ser trabalhada em sala de aula.

Ø  SUGESTÃO DE APLICABILIDADE:



1) O professor deverá organizar a sala em círculo, explicar o objetivo da atividade e, em seguida, solicitar a um aluno que coloque as mãos no interior da caixa, escolha um objeto e o descreva.
2) O aluno apalpará o objeto e depois que descobrir o que é o objeto, este deverá ser retirado da caixa e apresentado para a turma.
3) No final da atividade o professor pode selecionar alguns objetos com textura e formatos diferentes e falar um pouco sobre as sensações percebidas.
Outra sugestão de aplicar a atividade é:


1)Colocar as peças redondas dentro da caixa, após mostrá-las para a criança.
2)Pedir que ela encontre os pares, sem olhar, ou seja, duas peças com a mesma textura. À medida que a criança for descobrindo os pares, explicar a ela o nome da textura e seu oposto: lisa ou áspera, grossa ou fina, etc.
Você poderá também colocar outros objetos dentro da caixa e pedir que a criança fale o que é, antes de retirá-la. Poderá fazer com outros objetos em pares, um dentro e outro fora, pedir a criança que faça a identificação.

OBSERVAÇÃO: Essa atividade pode ser feita tanto em grupo como individual, vai depender do que o professor quer estimular ou mesmo avaliar no aluno.

Ø  ASPECTOS DOS MECANISMOS DE APRENDIZAGEM DESENVOLVIDOS A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DESSE MATERIAL.

Os mecanismos de aprendizagem explorados nessa atividade são:
- Atenção;
- Transferência do conhecimento;
- Metacognição;
- Motivação;
-Além da exploração da linguagem oral, curiosidade, percepção tátil.

Ø  INTERVENÇÕES DO PROFESSOR DE AEE

Como meio para estimular principalmente o aluno com Deficiência Intelectual procurando chamar sua atenção e estimular sua concentração, o professor deve utilizar variados tipos de objetos com as mais diferentes texturas como:  frutas, retalhos de papéis, botão, esponja de aço, papel com variadas texturas, tecidos, algodão, isopor, lixa etc., onde irá questionar as crianças se o objeto é liso ou áspero, grosso ou fino, mole ou duro, etc.
O professor pode também esconder um objeto dentro da caixa, a fim de que as crianças, de forma coletiva, descubram qual é esse elemento. Para isso, o educador deverá dar dicas sobre o objeto às crianças que caracterizem e que levem ao raciocínio lógico, auxiliando o desenvolvimento dessa forma de pensar.

Como Fazer a Caixa Tátil:

Pra fazer sua caixa tátil de papelão você vai precisar somente de uma caixa de papelão comum encapada, (pode ser de sapato), tesoura, papel dobradura, um círculo de EVA, cola quente, materiais diversos para serem identificados pelo tato. Primeiramente faça um círculo na caixa e recorte. Depois encape e decore sua caixa com bastante criatividade. No 'buraco' cole um círculo de EVA, cortado em várias partes (como mostra a foto acima). Faça o acabamento com capricho.
Materiais para a caixa tátil:
- caixa de papelão;
- tesoura;
- cola e/ou durex;
- papel de presente e/ou outros, coloridos, para encapar a caixa;
-EVA.
Para o interior da caixa:
- objetos variados, com diferentes formas e texturas, como esponja, lixa, bolinha, escova de dente, lápis, caixa de fósforos, etc.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FIGUEIREDO, V. Rita; POULIN, Jean-Robert; GOMES, Adriana L. Atendimento Educacional Especializado do aluno com Deficiência Intelectual. São Paulo: Moderna, 2010 apud POULIN, Jean-Robert; FIGUEIREDO, V. Rita; GOMES, Adriana L., 2013.
__________. O Aluno com Deficiência Intelectual: Funcionamento Cognitivo e Estratégias de Avaliação. Fortaleza, 2013.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998 apud MAFRA, Sônia R. C., 2008.

Fontes:

http://educador.brasilescola.com/ 
http://arteconkreta.wordpress.com 
http://www.casadaeducacao.com.br/

6 comentários:

  1. Sabemos que o lúdico não pode faltar para os alunos com DI nas atividades de AEE. E esse jogo irá valorizar vários aspectos do aluno.
    Parabéns Giovana seu trabalho está muito bem estruturado!!!

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  2. Parabéns! Giovana pela sugestão de atividade, com tão pouco material podemos está confeccionando para desenvolver a função tátil da criança com deficiência intelectual.

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  3. Essa sugestão é ótima porque além de divertido, aguça a curiosidade dos alunos e trabalha também a percepção,uma vez que nossos alunos com DI sentem essa dificuldade.Parabéns!

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  4. Giovana, ótima sugestão e diversificada para alunos co DI. Muito Bom.

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  5. Giovana sua sugestão é muito rica, pois uso a caixa tátil com vários objetivos, as crianças adoram, além de aguçar a curiosidade, envolve também a imaginação, realmente proporciona momentos de muita aprendizagem e alegria.

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  6. O uso da caixa tátil é realmente um recurso fascinante e deixa os alunos estimulados e curiosos, o que desperta para um aprendizado riquissimo.

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