quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Professor de AEE: A mola propulsora dentro da escola quando se fala de Inclusão.

O PAPEL DO PROFESSOR DE AEE


O professor do Atendimento Educacional Especializado- AEE tem um importante papel na vida do aluno especial não só educacional, mas social também. É ele o responsável por dar orientações a família e aos demais profissionais da escola. De orientar e incentivar o próprio aluno em variados aspectos: cognitivo, motor, postural, social etc. Mas isso tudo não é aleatório, existe um direcionamento baseado em documentos formais que descrevem suas funções. Segundo a Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, no seu artigo 13, são atribuições do professor de AEE: identificação e elaboração de materiais pedagógicos assim como acompanhar sua funcionalidade e aplicabilidade; elaboração e execução do plano de AEE; estabelecimento de parcerias intersetoriais que visem uma maior acessibilidade; orientação às famílias e professores; usar também as tecnologias assistivas e ensiná-las aos alunos; articulação e parceria com o professor da sala regular buscando estratégias que visam a acessibilidade e autonomia em sala de aula e nos demais ambientes da escola. Como se pode ver, através do descrito no documento acima são muitas as atribuições do professor de AEE e cada uma dessas funções com suas respectivas importâncias no processo educacional do alunado. Baseado nas funções acima se pode dizer que o professor de AEE é a mola propulsora dentro da sua escola (e das adjacentes também, se houver) quando nos referimos à inclusão.
Uma das importantes ações e diferenciais que ocorre na prática do professor de AEE é o estudo de caso que é o desenvolvimento da fase inicial, uma fase de apropriamento dos dados do aluno onde é possível conhecê-lo mais a fundo tanto no aspecto escolar como nos aspectos social e familiar. Isso tudo é possível através do desenvolvimento das etapas a seguir: apresentação do caso, esclarecimento do problema, práticas de conversa com a equipe escolar onde serão ouvidas suas queixas e suspeitas, entrevista com os pais ou responsáveis pela criança para poder diagnosticar possíveis causas da deficiência desde sua gestação; observação do aluno no ambiente escolar (sala de aula e demais dependências da escola); avaliação diagnóstica do aluno, em seguida a identificação da natureza do problema e posteriormente a resolução do problema.
Essas etapas são responsáveis pelo direcionamento da elaboração do plano de AEE. A partir desses procedimentos o professor não só amplia suas possibilidades de sucesso no seu atendimento como também no desenvolvimento e aprendizagem do aluno atendido na sala de recursos multifuncionais nas áreas desejadas, ou seja, será trabalhado com parcerias, materiais adaptados e práticas diferenciadas, específicas e variadas, de modo que venham estimular as habilidades deficitárias do indivíduo com vistas ao seu avanço no que diz respeito ao ambiente escolar e familiar e autonomia nos aspectos cognitivo, motor, afetivo e social. O plano de AEE é uma arma essencial para o desenvolvimento dos objetivos previstos pelo professor de AEE para se trabalhar as habilidades necessárias do aluno em questão, e é através dele que o mesmo se baseia e faz uma avaliação contínua dos avanços do aluno e o que precisa ser readaptado. Em suma, o plano de AEE é um norteamento para o professor, e é acima de tudo um instrumento “de previsões” voltado para um aluno especificamente que faz com que o mesmo possa ter avanços direcionados as suas necessidades da maneira mais específica possível.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICO:
BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 4, de 2 de outubro de 2009.


4 comentários:


  1. Uma das característicasdo do plano de AEE é sua flexibilidade, pois permite ao professor do AEE está sempre adequando-o às necessidades específicas do aluno com deficiència, visando a ampliação das suas potencialidades e reduzindo suas limitações.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Eveline, e é essa característica q torna o plano de AEE diferente daquele da sala regular, pois vai trabalhar em cima da deficiência e de habilidades q necessitam ser alcançadas, enquanto o planejamento da sala regular é mais conteudista e infelizmente mts vezes ñ leva em conta o nível de aprendizagem em q a turma se encontra, imagine um aluno especial. Ñ é mesmo?!

    ResponderExcluir
  3. Giovana, o professor de AEE torna-se uma mola propulsora por não ter uma única atribuição; suas atribuições estão atreladas a outras ações que promovem recursos de acessibilidade e conhecimento especializado sob o enfoque educacional.

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo Claudia, o professor de AEE têm mts funções, ele é isso td e mais um pouco.

    ResponderExcluir